Escovar os dentes é uma das tarefas primárias de higiene e saúde humana. No entanto, muitos ainda têm a dúvida sobre quando fazê-lo pela manhã: antes ou após a primeira refeição do dia?
+ O que é a neurofibromatose?
+ Lábios ressecados podem desencadear graves problemas de saúde
O lauril sulfato de sódio (LSS) presente na maioria das pastas de dente auxilia na formação de espuma para melhor alcance do produto, mas também suprime a recepção de sabores doces pelas papilas gustativas e quebra as moléculas gordurosas que bloqueiam os sabores amargos. No entanto, mesmo que tomar um copo de suco de laranja não seja exatamente agradável após escovar os dentes, é ideal realizar a higienização bucal antes do café da manhã. As informações são do “IFL Science”.
Durante o sono, as bactérias dentro da boca se multiplicam, o que causa o mau hálito matinal. E a vantagem de escovar os dentes antes do café da manhã é garantir o ambiente mais saudável possível em sua boca antes de começar a comer alimentos e bebidas que podem prejudicar o esmalte dos dentes ou as gengivas. Além disso, a escovação também estimula a produção de saliva, essencial para a saúde bucal.
Já comi, e agora?
A escovação regular é fundamental para a saúde bucal, portanto, sucumbir à fome matinal não é motivo para renunciar à escovação. É melhor, entretanto, fazer uma pausa entre comer e escovar. Isso ocorre porque o ácido nos alimentos pode enfraquecer temporariamente o esmalte dos dentes, e esfregá-los com força poderá remover o esmalte, além da sujeira.
Se você quiser escovar depois de comer, o ideal é lavar a boca com água e esperar 30 minutos (ou uma hora após a ingestão de alimentos muito ácidos) antes de pegar sua escova de dentes.